Bom dia, empreendedor, aqui é o Erico Rocha pra mais uma sacada diária de empreendedorismo pra você. Nesse episódio eu vou falar porque algumas pessoas vendem e outras não, quiçá, porque algumas pessoas vendem muito online e outras nem tanto. É isso que eu vou explorar nesse episódio, pra você que não sabe eu tô fazendo um desafio de 365 dias de sacada, uma por dia, todo dia, por 365 dias. E eu paro meu dia pra gravar uma coisa e essas sacadas vem na maioria das vezes de perguntas que as pessoas fazem pra mim. E essa pergunta é o seguinte, muito comum: Erico, fiz uma campanha, nossa, foi muito bom, mas não vendi muito. O que aconteceu? Eu vou dar alguns modelos pra você começar a identificar, é claro que vender é uma coisa muito complexa com vários fatores, vender online também é muito complexo e eu vou dar alguns modelos pra você racionalizar e tentar identificar o que tá acontecendo com a sua campanha.

Primeira coisa que é muito importante você saber. A venda é meio que uma fórmula matemática, que depende de quantas pessoas viram uma oferta, sei lá, zilhões de pessoas viram uma oferta é um fator mais relevante que só duas pessoas viram a oferta, então a quantidade de pessoas que viram a oferta, isto é, a quantidade de visitantes que viram aquilo ou a quantidade de pessoas que ouviram você falar e uma função da oferta também, quanto melhor a oferta, quanto mais pessoas viram a oferta, maior a sua probabilidade de vender, claro. Quanto melhor a sua oferta também é uma função das duas coisas. E tem um modelo que não foi nem eu que inventei, inclusive quando alguém me falou isso, quem me falou desse modelo, primeira pessoa que falou foi o Mairo Vergara e o Mairo Vergara viu esse modelo de um cara que chama Gary Vaynerchuk, que escreveu esse livro sobre esse modelo e o modelo chama jab jab right hook, traduzindo jab jab é aquele movimento do boxe de você dar um pequeno murrinho, né, antes, com a esquerda na maioria das vezes e o right hook é o modelo mais forte.

Então, o que acontece? No boxe quando o lutador está lutando ele vai dando jabs, jabs e as chances são que um jab é mais fácil e o jab desnorteia. O right hook é um movimento onde a pessoa consegue ver o que você tá fazendo, consegue ver que você tá lutando com ele e quando uma pessoa consegue ver que você tá preparando um movimento muito forte de conversão, o que acontece? Ela trava, ela se defende. E no ramo digital, talvez até no ramo offline também, mas no digital, o que acontece? O right hook onde você vai pra derrubar ou pra converter é a venda, é a sua oferta e, basicamente, quando um cara sabe que você só tá tentando vender pra ele, o que acontece? Quando você começa a falar ele se protege, ele se protege mentalmente, ele faz assim.

Então o que um lutador de boxe faz? A mesma coisa porque é mais fácil de ver um right hook. Então, o que ele faz? Ele vai lá e dá pequenos jabs e os pequenos jabs vão desnorteando. E faz com que o seu prospecto não saiba quando virá o gancho de direita ou o right hook e aí faz com que ele não sabe se aquele pequeno movimento é uma indicativa de venda ou não é. Isso faz com o que right hook, o gancho seja mais eficiente e no mundo digital, como o Gary propriamente fala, é a mesma coisa.

A maioria das pessoas, o jab no mundo digital é dar valor e é dar conteúdo. Se você só simplesmente virar chegar pra sua audiência e toda hora ficar vendendo, dando right hook, a sua audiência vai vir completamente travada. Então seu right hook, sua venda, tem que ser tão eficiente e tão forte, a sua oferta tem que ser tão eficiente, tão mágica e tão forte pra entrar, porque o prospecto está em processo de resistência. Então assim, a não ser que você seja um mago do right hook, por exemplo, o Mike Tyson quando ele entrava, ele entrava com a guarda aberta, right hook, right hook, right hook, gancho de direita, porque ele era muito bom, mas a maioria das pessoas não tem um gancho tão poderoso assim.

Se você assim como eu, que não tem um gancho tão mágico assim, mesmo que você tenha, você pode usar essa estratégia. Qual que é a estratégia? Você dando jabs e o jab é simplesmente conteúdo, é relacionamento, alguma coisa de valor pra sua audiência. E quando você faz isso, a sua chance de acertar um right hook é muito maior. Então, basicamente, eu uso…Erico, quanto de valor eu tenho que dar depois pra tentar encaixar um right hook? Não existe fórmula pra isso, basicamente.

Não existe um método, depende do quão eficiente é o seu jab, quanto de valor você gera e depende de quão eficiente é o seu right hook também. Mas, eu gosto de usar de um pra sete, isto é, sete conteúdos de valor pra cada uma venda ou um pra dez, no ideal. Nem sempre dá pra fazer isso, mas é uma métrica que eu uso. Então 7 x 1. E agora é o seguinte: Erico, por que algumas pessoas vendem e outras não? Quando você não vender, quando você lançar uma campanha online pode ser por dois motivos. Somente dois motivos. Um é se você usar esse modelo você não deu jabs suficiente, você não criou valor suficiente. Erico, minha proposta não entrou, é porque você não criou valor suficiente. Será que você deu jab suficiente? E a outra coisa é se o seu right hook, a sua oferta não estava composta ou apresentada de maneira suficiente. Quer dizer que se a gente elevar os extremos, se você é muito bom de jab, só dá valor, só dá valor, só dá valor, só dá valor e não tem um right hook poderoso, você vai ser igual aquele amigo que quer conquistar aquela menina que ele tá apaixonado e só dá valor, fica só amigo, fica só amigo, fica só amigo, depois de três anos fala opa, quer namorar comigo? A pessoa simplesmente ela se assusta.

Então você tem que ter um right hook bom, na verdade. Você tem que ter uma oferta boa, você tem que saber apresentar a sua oferta. Do mesmo jeito que se a sua oferta for animal, incrível, você não precisa de jab, na maioria das vezes, e é raro ter uma oferta que seja incrível pra todo mundo ou incrível pra uma pessoa em larga escala. Mas assim, mas o ideal é que você tenha bons jabs, como um boxer, bons jabs e bons right hooks. Então, se você não tá vendendo, as chances são que ou você tá dando, na maioria das vezes, se eu fosse diagnosticar uma pessoa às cegas, a primeira coisa que eu ia olhar era que ela não deu muito jab, porque eu vejo que pessoas que dão muito, muito, muito jab, às vezes o right hook é super fraco, mas entra, entra, porque, enfim, a pessoa deu muito jab.

Tem um exemplo de pessoas que deram jabs, conteúdo por 14 anos e aí fizeram sete dígitos em sete dias no primeiro lançamento, porque eles deram tanto jab, tanto jab, por tanto tempo, esse é o extremo, que quando eles deram um right hook ele entrou firme e muito certeiro, mas você não precisa ficar fazendo isso por 14 anos pra dar um right hook. Então a grande sacada é você tentar dosar isso e isso que você tem que fazer e eu vou te falar o seguinte: não só pra você vender, eu aconselho você fazer isso nas suas parcerias, nos seus parceiros de negócio.

Sempre antes de… pra cada, sei lá, pra cada uma vez que você pedir alguma coisa pra eles, dá sete conteúdos pra ele. Cria sete vezes valor pra ele. Se você começar a contar isso, as chances são que você vai criar parcerias de mais longo prazo. Eu aconselho você fazer isso com seu filho também. Aconselho você fazer isso com a sua esposa, eu aconselho você fazer essa filosofia do jab jab right hook ou jab jab gancho de direita uma filosofia de vida. As chances são que você vai crescer muito mais como pessoa, as chances são que você vai rodear-se de pessoas, vai conseguir atingir muito mais os seus projetos e as chances são que você vai conseguir como efeito colateral vender mais. Inclusive, todas as técnicas de venda que eu coloco, do digital, do online, gatilhos mentais, eu tento, eu tento, vamos dizer, eu busco…

Granville, se você tiver me vendo agora ou ouvindo, eu busco, não eu tento, porque tentar é uma palavra que eu tô tentando tirar, olha só, tentar é uma palavra que eu tô tentando, tentar é uma palavra que eu tô buscando tirar do meu vocabulário. Se você me conhece, talvez você conheça o Granville e saiba o porque. Mas enfim, eu busco aplicar isso em todas as áreas da minha vida. Essa é uma outra grande sacada. Não tenta ser uma pessoa no seu online e ser uma outra pessoa no seu offline e ser uma outra pessoa na sua vida pessoal. Quando eu integro tudo, as chances são que fico uma espécie, em inglês chama, second nature, fica natural pra mim utilizar essas técnicas. Essa é a sacada de hoje, espero que você esteja gostando da minha sacada diária.

Talvez se você ainda não tá me seguindo no snap você vai ver os bastidores da gravação, você vai ver como eu tô gravando exatamente essa sacada e vai ter algumas coisas, de entender um pouco de como eu vivo no meu dia a dia. E se você ainda não se inscreveu no workshop, no 7º workshop, eu falei 7º e mostrei um dois, porque na verdade é dia 02 de maio, mas é o 7º workshop da Fórmula de Lançamento, que vai ser dia 02 de maio ao dia 15 de maio. Nele eu vou dar três aulas gratuitas e online onde você vai poder participar e aprender como utilizar a internet pra alavancar seus produtos e serviços ou começar um negócio 100% online do absoluto zero. É um workshop baseado em cases reais, é um workshop baseado na minha experiência e de outras pessoas. Hoje mais de 600 pessoas tiveram, tem mais de 600 vídeos de alunos do Fórmula de Lançamento falando como essa metodologia de alguma forma transformou o seu negócio, criou saltos em performance no seu negócio, é muito legal.

E pra quem não sabe, eu ensino a Fórmula de Lançamento duas vezes por ano. O que é a Fórmula de Lançamento? É um treinamento avançado, não é necessariamente o workshop, eu gosto de diferenciar os dois. O workshop é uma série de três aulas pra te introduzir esse processo pra que você possa entender que tipo de oportunidade, como você pode usar.

E algumas pessoas decidem ir mais a frente e fazer a Fórmula de Lançamento, mas esse workshop dá a oportunidade de você provar o que é possível quando você aplica uma técnica certeira, um método certeiro, que outras pessoas aplicaram e tiveram resultado, é muito legal. Não vai ser baseado em teoria, vai ter prática, você vai poder participar, eu vou responder as suas perguntas ali embaixo, vou responder responder a maioria das perguntas, eu e minha equipe. Você vai ver minha carinha do Facebook, você vai poder curtir meu comentário. No ano passado, no 6º workshop foram 75 mil pessoas que participaram, esse ano mais de… a gente tá esperando mais de 100 mil pessoas, já mais de 56 mil pessoas se cadastraram, mais ou menos mil pessoas por dia se cadastram pra participar desse workshop e você não precisa fazer sozinho. Clica em compartilhar, se existe um compartilhar na plataforma que você tá vendo ou ouvindo isso aqui. Se você tá vendo no podcast não tem como fazer isso, mas manda esse link, manda esse podcast, manda esse vídeo pra alguma outra pessoa que fizer a diferença, porque é o seguinte: se você quiser ir rápido, você vai sozinho, se você quiser ir longe, você vai acompanhado, esse é um provérbio africano que eu levo muito comigo, por quê? Porque faz a diferença pra mim, se você quiser ir rápido, você vai sozinho.

Então traz alguém que você acha que vai ser relevante aprender essas técnicas também, que vai tá com você talvez na execução dessas técnicas ou na estratégia dessas técnicas, alguém que acha que vai participar do seu time ou é do seu time, então marca essas pessoas no comentário, traz elas. É 100% online, é gratuito, demora dois segundos pra você se inscrever. Em algum lugar desse post, aqui em cima, aqui embaixo ou simplesmente digita formuladelancamento.com.br, do lado ou do outro tem uma página, clica lá se inscreve, demora dois segundos, logo depois de você se inscrever e você confirmar o seu e-mail você vai receber uma pequena tarefa pra você fazer, um questionário pra você responder, porque pra quem não sabe esse workshop é acertado, ele é regulado, vamos dizer assim, ele é modificado de acordo com as necessidades das pessoas e eu faço um questionário pra saber as suas necessidades, mas, basicamente, é isso aí.

E eu te vejo na próxima sacada. .