Bom dia, empreendedor. Aqui é o Erico Rocha pra mais uma sacada diária de empreendedorismo pra você e nesse episódio eu vou distinguir cinco, cinco razões porque eu acho que algumas pessoas tem sucesso com o empreendedorismo digital e outras não. Eu tive o privilégio de ter contato com vários empreendedores digitais. Alguns com muito sucesso, alguns com nenhum sucesso e com o tempo eu fui distinguindo algumas coisas que os caras de sucesso tem em comum e essa é a razão desse episódio de hoje. E a primeira coisa que eu acho que as pessoas, primeira, número um, coisa que eu acho que as pessoas que tem sucesso tem em comum e as que não tem sucesso não tem em comum é uma razão visceral pra empreender.

E o que eu quero dizer com isso? A maioria das pessoas que eu vi deslancharem, elas tinham um razão pela qual, uma razão muito forte pra entrar em ação. No meu caso, por exemplo, a minha razão era eu trabalhava, ganhava um bom salário, mas não era feliz. Depois de 10 anos, até aí tudo bem, não era visceral. Mas depois de 10 anos eu senti que eu não aguentava mais, basicamente, eu não aguentava mais. E se você já passou por um tempo, o tempo do chega, como diria o Gabriel Goffi, chega, eu cheguei no tempo do chega e, enfim, e foi o que aconteceu.

Eu não aguentava mais, eu até pedi demissão antes de saber o que eu ia fazer, porque realmente o chega tinha chegado. E eu acho que é isso, a maioria das pessoas tem isso. O Ivan Querino, por exemplo, é um estudo de caso, digita aí, Ivan Querino que você vai ver, ele empreendeu por causa da família, a esposa tinha acabado de engravidar e ele queria continuar desenhando e também queria prover pra família. Então essa é uma razão visceral. Algumas pessoas é por causa de liberdade, mas o fato é o seguinte: se você não tem uma razão visceral pra mover o seu traseiro da cadeira, as chances são que você não vai fazer, não vai ter muito sucesso com isso, porque a primeira coisinha que você encontrar, a primeira coisinha, a primeira pedrinha que você tropeçar você vai começar a reclamar, vai começar a falar que o problema não é seu, que o problema é do fulano de tal e na verdade só, na maioria das vezes, só resume ao fato de você não ter uma razão visceral.

Então primeira coisa: você tem uma razão visceral, você quer mesmo ou você quer mais ou menos? De 0 a 10 quanto você quer? Você quer um 3, você quer um 4 ou tá tudo muito bem assim? Na minha vida por 10 anos tava tudo muito bem daquele jeito. Mas, chegou uma hora que não tava mais tudo bem. Então a grande sacada é de 0 a 10, o quanto você quer e o quanto isso vai te custar. Segunda razão: método. Você precisa ter método. Não basta você querer ser um atleta, não basta você querer muito ser um atleta, você tem que ter método pra chegar a um nível profissional ou um alto nível. Basicamente, método. Eu quando eu comecei de novo não tinha método, patinei por seis a sete meses antes de aquilo deslanchar pra mim.

Eu queria muito, mas não tinha método. Como se fosse um atleta, não adianta você querer tá num nível bom, ter muito sucesso como atleta se você tá tudo muito intuitivo. Tem umas pessoas que são gênio. Mas, a maioria de nós, terráqueos, a maioria de nós humanos, a gente precisa de método e a gente aprende e a gente vai mais rápido quando a gente aprende com os erros de outras pessoas. Uma pessoa que desenvolve um método, ela desenvolve um passo a passo baseado, tirando os erros que ela teve e colocando aquelas coisas que funcionaram mais na vida dela, basicamente. Então é preciso ter método. Terceira coisa, essa é muito importante, contraintuitiva, demorou muito pra eu sacar isso, acho que um ano de empreendedorismo, queria ter sabido disso antes, é o seguinte: o seu círculo de amigos, círculo de pessoas próximas é muito importante. Escreve aí: o sucesso é contagiante, boom, mas o fracasso também. O fracasso é contagiante também.

Se você tiver num grupo onde tem só gente fracassada, a sua chance de fracassar é maior, basicamente assim. Se você tiver num grupo onde tem um alto nível de sucesso, a sua chance de ter sucesso naturalmente aumenta. A pessoa que tem sucesso quer puxar a outra pessoa pra ter sucesso, você sabe disso, você já teve sucesso numa área você quer que mais pessoas tenham sucesso. Quando você quer fracassar e você não faz isso por bem, mas você começa a reclamar, começa a ser uma máquina de reclamação e aquilo é contagiante igual a peste mesmo, viu? Então assim, as pessoas que estão ao seu redor te influenciam muito mesmo e se elas tiverem sucesso vai te influenciar e se tiver fracasso vai te influenciar.

A maioria das pessoas que tiveram sucesso estelar se relacionaram direta ou indiretamente com outras pessoas que tiveram sucesso também, tá, então é muito importante. Isso leva a quarta razão. E a quarta razão também um pouco contraintuitiva pra maioria das pessoas que não tem sucesso, mas bem intuitiva pra maioria das pessoas que tem sucesso. É o seguinte: você precisa ser, segura aí, preparado? Irrazoável. Erico, o que é irrazoável? Irrazoável é aquela pessoa que consegue atingir algum objetivo apesar de, apesar do país, apesar da esposa, apesar do marido, apesar do que ela tem que fazer com os filhos apesar do suporte da família, apesar de onde ela nasceu, apesar da conexão de internet que ela tem, da educação que ela teve, apesar de tudo.

E a maioria das pessoas não fazem porque sei lá o que, não tem condições pra empreender, tem que pagar muito imposto, é muita lei, o governo assim, o governo assado e eu não vou falar que essas coisas ajudam ou dificultam o caminho de um empreendedor não, mas os empreendedores que tiveram sucesso e se você por exemplo tirar, entrar e digitar Fórmula de Lançamento Cases de Sucesso, você vai ver que as pessoas que tão lá e tiveram sucesso elas fizeram apesar de, apesar de sei lá, não gostar da velocidade que o professor falava, apesar de sei lá, de não gostar do jeito que acontecia, de achar que assim devia ser diferente, devia ser, elas fazem apesar de, elas praticam a irrazoabilidade.

Eu não sei se você é uma pessoa a próxima vez que você não conseguir atingir uma meta, por que você não atingiu? Ah porque, sei lá, o trem atrasou, o ônibus atrasou, não consegui dinheiro pra isso, sei lá o que quebrou, o dólar aumentou, o dólar subiu, o preço… são pessoas que ficam dando desculpa o tempo inteiro e dar desculpa e reclamar é contagiante. Segura essa. Então começa a andar e isso leva ao terceiro, começa a andar com pessoas irrazoáveis, pessoas irrazoáveis são contagiantes também e você precisa ser irrazoável. E a quinta razão, muito importante também, é que você vai precisar de um terreno fértil. Nada disso que eu falei vai adiantar se você não plantar num terreno fértil. O que eu quero dizer com isso? Analogicamente, vamos lá.

Se você for plantar uma sementinha, se tiver uma razão visceral pra plantar aquela sementinha, se tiver um método, você sabe exatamente como plantar, se tiver um círculo de amigos, vamos lá, vai lá, planta, planta, pessoas que forem irrazoáveis, porém você tiver plantando num terreno que não seja fértil, sua chance de sucesso é muito pior. Você tentar plantar um cactos na Floresta Amazônica, é possível? É. É mais difícil? É também. Então assim, procura plantar os seus produtos e serviços em terrenos férteis. E como é que eu vou saber… Erico, mas como é que eu vou saber se eu tô tendo fracasso, se o fracasso é por minha causa ou por causa do terreno? Às vezes a gente não sabe, não tá tão claro assim, né? E é o seguinte: vai duas dicas. Primeira dica é o seguinte: quando você não tá tendo fracasso, quando você não tá fracassando procura saber se você, não se você é o único que tá fracassando, você sempre vai encontrar alguém fracassando também, fracasso é uma desgraça, ele puxa, então, você vai tentar procurar alguém que tá fracassando pra tentar justificar pra você que fracassar pra você é ok.

É isso que você vai fazer. Pergunta como é que eu sei disso. Pergunta como é que eu sei disso. Eu também fiz isso. Eu também sou humano, quando eu fracasso eu procuro outras pessoas que tão fracassando, quando eu não gosto de uma aula eu procuro outras pessoas que não tão gostando de uma aula pra tentar justificar aquilo. E é o normal. Quando eu não gosto de um carro eu procuro, você tá vendo, não tá te incomodando esse barulho? Não tá te incomodando que o vídeo não toca? Não tá te incomodando… É isso que o ser humano faz, agora a grande sacada é o seguinte: pra você saber se o terreno é fértil ou não, procure provas que contrariam essa teoria. Por exemplo: procure se existem pessoas que tão tendo sucesso naquela área, sucesso com aquele método, sucesso com aquela área, por quê? Porque se tiver um cara que tá tendo sucesso ali, quer dizer que é possível. Não quer dizer que é típico, mas quer dizer que é possível e se é possível quer dizer que o problema pode tá em você. Então é mais persistência, é mais razão visceral, é mais método, círculo de amigos e irrazoabilidade.

Agora se não tiver ninguém, absolutamente ninguém tendo sucesso naquilo aí você vai ter que começar a se examinar. E aí você vai ter que usar o seu instinto. Eu quando comecei a Fórmula de Lançamento no Brasil não tinha ninguém tendo sucesso com a Fórmula de Lançamento, eu fui lá com a cara e com a coragem. Mas eu vi que aquilo era um terreno fértil no exterior.

Eu acreditava que o brasileiro era igual, mas eu não tinha isso. Então eu tive que ter um nível de coragem maior. Uma outra coisa pra você ter, ver se aquela ideia tá tendo sucesso em outros terrenos paralelos, vamos dizer, o exterior é um terreno paralelo, foi isso que eu fiz. E aquele sucesso no exterior é que me puxou a criar isso, a difundir isso e, principalmente, não difundir isso, a aplicar isso em mim. Vocês sabem que eu tive muito sucesso como empreendedor antes de começar, ainda tenho, antes de começar a fórmula. Talvez você me conheça, talvez não. Mas, metade do meu tempo eu dedico a ser CEO de uma startup que chama klickpages e outra metade eu dedico a ensinar empreendedorismo, a passar o que funcionou pra mim pra algumas pessoas que queiram aprender e talvez não queiram cometer os mesmos erros que eu cometi.

Por que, por que isso? Porque eu gosto. Acho que uma vez que você é apaixonado por uma coisa como eu sou por empreendedorismo, é normal do ser humano querer passar aquilo pra outras pessoas. É normal querer passar isso pro meu filho, essa é a razão por eu ter criado o meu canal do YouTube. É normal isso. A razão que eu criei o meu canal do YouTube e no começo eu divulguei um vídeo por dia por 120 dias, foi deixar um legado pro meu filho caso eu não pudesse transferir isso quando ele decidisse ou não ser empreendedor, mas é normal isso.

Então, compartilhar sucesso é contagiante. Eu tento, é muita coisa. Então é muito importante que quando você tiver fracassando, é uma pergunta: existe alguém aqui nesse planeta que tá tendo sucesso com isso? Porque se existir, é hora de tirar os olhos da reclamação, de procurar gente fracassada pra seguir e virar o que você pode fazer, que vai fazer diferença no seu negócio. Será que é mais irrazoabilidade, será que é o método diferente, será que é se envolver em um círculo de amigos diferente? E eu tive sucesso com muitos empreendedores, entrevistei vários, gravei vários vídeos, se você checar no formuladelancamento.com.br você vai ver 50 cases de sucesso, dos 600 que já foram postados, eu escolhi 50, mas o mais fato é que quando eu olho, convivo com essas pessoas, eu vejo essas cinco razões.

E só relembrando, vamos relembrar as razões? Razão visceral, será que você realmente quer ou você quer mais ou menos? Tá entendendo? É que nem aquele amor, não sei você já se apaixonou assim meio loucamente, de chutar o pau da barraca, eu me apaixonei loucamente, de chutar o pau da barraca pela minha esposa. Enfim, é uma história até comprida por isso, mas enfim, eu chutei o pau da barraca mesmo, mas eu queria porque queria e era irrazoável, fiquei maluco, foi amor a primeira vista, aquela coisa toda. Então assim: é importante ter uma razão visceral. Quando você tá mais ou menos apaixonadinho assim é diferente, tá? É importante você ter método, é importante você ter um círculo de amigos, é importante você ser irrazoável, é importante você plantar num terreno fértil e essa é a sacada de hoje. E se você tá aqui comigo e quiser aprender a segunda parte que é um método, o método que eu usei, talvez você saiba, talvez não, mas duas vezes por ano eu abro as inscrições pra um curso que chama Fórmula de Lançamento. É um curso pago, é um curso avançado pra quem quer se dedicar mesmo a realmente virar de página e usar um método pra isso, isto é, alavancar seus negócios através da internet, mas antes desse curso, antes das inscrições desse curso pago, eu crio um projeto de criar um workshop gratuito, olha que louco.

Então assim, algumas pessoas vão pro pago, mas eu crio um workshop gratuito pras pessoas, pra explicar pra elas um método de como elas podem, introduzir pra elas um método de como elas podem alavancar seus serviços, a venda dos seus produtos e serviços através da internet ou começar um negócio do zero, se assim elas quiserem. Eu acredito que esses dois músculos são importantes. Não importa que empreendedor, se você já tem negócio, se você não tem negócio é importante você saber essas duas disciplinas e eu dou três aulas nesse workshop e tem exercícios práticos. Você pode praticar, você pode perguntar e embaixo tem comentários onde eu respondo e eu dedico duas semanas do meu ano, esse é o 7º workshop, no ano passado, na parte gratuita do workshop, na parte introdutória, a parte introdutória é gratuita e a parte avançada é paga, se assim você decidir se inscrever.

Algumas pessoas decidem se inscrever, é uma loucura, enfim, as vagas são limitadas, mas é uma loucura. Mas enfim, antes disso, o mais importante pra mim é ensinar um pouco disso pra todo o Brasil. No ano passado foram 75 mil empreendedores que participaram desse workshop, parte gratuita, introdutória e gratuita. E esse ano a gente tem mais de 55 mil inscritos, nesse exato momento agora, que louco, né? Mais ou menos mil pessoas se inscrevem por dia, nesse exato momento também e você pode participar sozinho. Em algum lugar dessa página tem um link pra você se inscrever.

Clica no link, se inscreve, chama algum amigo, clica em compartilhar se você consegue clicar em compartilhar, dependendo de onde você tá vendo. Marca as pessoas que você quer estar junto nesse workshop, nessa aula, que querem aprender, que querem ser introduzidas, que querem ter o básico pra saber como empreender online, é muito legal isso. E se você tiver simplesmente escutando esse áudio, não tiver numa página, basta você entrar em formuladelancamento.com.br e se inscrever nesse workshop, vai ser muito legal. Te espero lá. Essa é a sacada de hoje. E eu te vejo na próxima sacada. .