7 milhões de visualizações, 150 mil assinantes, nesse episódio eu queria te dar três dicas, do que eu aprendi ao chegar a 7 milhões de visualizações, 150 mil assinantes no meu canal do YouTube. E, primeiramente, eu queria dizer, obrigado a você, se você tá assistindo esse áudio, esse vídeo no YouTube, eu sei que eu posto ele em outros lugares também, mas é muito legal saber e muito obrigado por fazer parte dessa audiência.

E eu tô gravando esse vídeo como uma maneira de retribuir um pouco e dar um pouco de volta pra você aí que tem contribuído com a sua visualização e você que assinou o meu canal do YouTube. Então, o que eu aprendi nisso? O mais legal é que demorou muito pra esse canal decolar. Principalmente, porque o YouTube, todas essas visualizações e assinantes foram conseguidos organicamente ou 99,9% organicamente. No vídeo que eu gravei sobre o Facebook eu falo que eu invisto em anúncios e no momento que eu tô gravando esse vídeo, é 13 de março de 2016, desculpa, 23 de março de 2016, eu não investi nada, 99,9% é tudo orgânico. Aconteceu de um teste ou outro aí com anúncio, mas nada que fosse focado mesmo e que desse resultado. E a grande sacada é que então isso é super puro.

E a dica número 1, que é uma dica que eu gostaria de saber quando eu comecei é que o Facebook, desculpa, o YouTube, ele é muito importante você ter consistência. Então se você quer publicar no YouTube é muito importante você ter consistência e é muito importante isso. E eu descobri do jeito mais difícil. Então no começo da minha carreira eu postava muito consistentemente todo dia, depois eu parei de postar, imaginava que aquilo ia crescer sozinho, ia brotar sozinho e não brotou. E eu descobri que às vezes eu postava até muitas vezes na semana, porém sem consistência, também não funciona. A grande sacada é que importante você postar e no dia que você postar, por exemplo, no tempo que eu tô gravando esse vídeo eu posto todo domingo e toda quarta ou quinta-feira. Dependendo de quando você tá vendo, por enquanto eu publico quarta, mas vai mudar pra quinta, aquela coisa toda. Mas o importante é que, independente do que você faz, decide quantas vezes por semana você vai postar, no caso eu posto duas, de repente vou tentar a terceira, talvez eu mude pra um podcast, mas enfim, duas funcionam muito bem, três parece que é o sweet spot, parece que é o ideal, muita gente me fala.

Mas o mais importante é você postar sempre no mesmo dia da semana. Então, por exemplo, meu domingo é sagrado. Agora eu tô começando a descobrir qual é o dia ideal. É quarta ou quinta-feira, vai ser um ou outro. Mas, é muito importante que você poste ali. E é mais interessante que no começo você pode até postar demais, assim. E tem um ditado que a gente falava no banco de investimento, muito na parte de desenvolvimento, era o seguinte: pra você fazer um bebê você vai precisar de uma mulher e nove meses. E se você tiver nove mulheres, vamos dizer assim, nove mulheres você não vai conseguir fazer esse bebê em um mês, só porque você tem nove mulheres. E a grande sacada do YouTube é a mesma. Você vai precisar, você vai… na verdade, se você tiver nove mulheres, você vai fazer nove bebês em nove meses, mas não vai fazer um bebê em um mês. E a grande sacada é o seguinte: é importante você ter consistência, é importante você aumentar o número com o tempo de publicações, se você conseguir, mas é importante você saber que demora um tempo pra aquilo amadurecer e meu canal demorou um ou dois anos e agora ele começou a amadurecer e agora começou a fazer.

Então, muito importante: consistência. E aí vai um pouco da segunda dica. Fazer um bom conteúdo raramente é fácil, fazer conteúdo ruim muito frequentemente também é fácil. E a grande sacada é fazer bons conteúdos, frequentemente. E como é que você faz isso, isso vai a segunda dica, que é um pouco contraintuitivo. Uma vez que você consegue na sua rotina gerar um vídeo por semana, você não pode se acomodar. Então você tem que ir pro próximo passo, que é aumentar a frequência desse conteúdo pra aumentar. Então, no caso, por exemplo, eu ia muito sem consistência e tal e aí eu passei a focar muito na qualidade dos meus vídeos e fazer um só por semana e eu passei um tempo fazendo um por semana. Quando eu fiquei confortável, quando foi confortável pra mim, eu podia ter ficado ali e meu canal ia ter relativamente se estagnado, então o que eu fiz? Eu agora passei pra dois vídeos por semana, porque eu tô mais confortável com isso.

Então é muito importante que você não só, uma vez que você tenha consistência em criar alguma coisa, você não fique ali, você sempre tenta buscar o crescimento nisso. Então, buscar o crescimento é muito importante, sem deixar a qualidade cair. Aí que é a grande sacada. Então é sempre melhorar a frequência, sempre aumentar a frequência sem deixar a qualidade cair. E se você perceber que a qualidade caiu agora, aí você tem que dar um passo atrás e melhorar. É como se fosse tocar um instrumento musical. Não adianta você tocar muito rápido, sem saber, porque não soa bem, mas a medida que você já sabe tocar numa velocidade é interessante que você aumente a velocidade até chegar na velocidade ideal. Então isso é muito importante. E a terceira dica é o mais interessante. Eu dei essa dica no vídeo que eu falei das minhas três dicas ao atingir 500 mil fãs no Facebook e e vou dar essa dica, porque é uma dica que eu acho que funciona tanto pro Facebook, quanto pro YouTube.

E a terceira dica é você aumentar a diversificação da sua audiência, o que eu quero dizer com isso? É você, uma vez que você construiu audiência em algum lugar você transfira parte dessa audiência pra outro lugar, pra que você não construa sua casa, simplesmente num terreno que não te pertence e o fato é que o YouTube não te pertence. Ele é uma companhia fantástica, que tá sempre olhando a experiência do usuário e isso é muito bom, mas é importante que você traga a audiência pra outros lugares também, pra caso aconteça alguma coisa na sua estratégia ou no Facebook ou no YouTube você não necessariamente sofrer demais. Então você nunca constrói um castelo em cima de um palito, então você tem que criar várias outras fontes de diversificação.

Então, você vai ver no meu Facebook, no meu YouTube, que eu simplesmente faço o convite dessas pessoas da audiência do YouTube irem pra outros lugares. Por exemplo, o snapchat, uma coisa que eu tô fazendo todo dia. Eu tô gravando um vídeo por dia no snapchat. Quem me segue aí, erico.rocha, você vai entender. Ou levar essa audiência pro Facebook, então aí você vai ter no Facebook e o melhor de tudo seria também você também levar parte dessa audiência pra uma lista de e-mail. Porque a lista de e-mail na verdade é um tipo de audiência que você tem controle total, ninguém pode tirar de você, então é muito importante que você faça isso. E o mais interessante é o seguinte: de todas essas audiências, a audiência que é mais poderosa na minha opinião é a própria lista de e-mail e uma das coisas assim, bem chaves no crescimento do meu canal foi usar a lista de e-mail pra aumentar o meu canal.

O que acontece? Eu construo uma lista de e-mail, hoje, nesse exato momento que eu tô gravando esse vídeo tá em 189 mil assinantes da minha lista de e-mail, só pra você ter uma ideia. E aí, o que acontece? Eu, no domingo, eu aviso a minha lista de e-mail que eu publiquei um vídeo, então isso relembra e faz com que eles assistam, faz com que o canal se expanda muito mais. Então quanto maior sua lista de e-mail, maior vai ser o crescimento do seu canal do YouTube. Quanto maior for a sua página no Facebook e você souber direcionar isso vai adicionar energia ao seu canal do YouTube. Quanto maior for a sua página do Facebook também vai adicionar. Então assim, tudo adiciona. Então é importante que você use outras fontes pra alimentar essa fonte do canal do Facebook e use o Facebook pra alimentar outras fontes. E aí você cria uma espécie de, um negócio que tem um pouco menos de risco e que se auto-alimenta e a lista é muito importante pra isso.

Então assim, você vai ver, por exemplo, quando você assina a minha lista que eu aviso toda quarta-feira ou quinta e todo domingo que tem vídeo novo, isso aumenta muito, muito mesmo. Então assim, o mais legal é que quando você segue a segunda dica, que é você diversificar sua fonte de tráfego e trazer o YouTube e usar o YouTube pra alimentar outras mídias sociais, eu também dou essa dica pra as outras mídias sociais alimentarem o YouTube, fica uma simbiose muito interessante. E essas são as três coisas que eu acho que foram fundamentais, eu queria saber elas mais categoricamente do que eu sei na época que eu comecei meu canal do YouTube e o mais importante é que passo a passo, seja consistente.

E saiba que o YouTube é como uma churrasqueira, que você acende bem devagar, mas ao mesmo tempo quando acende ela vai muito forte. No momento que eu tô gravando esse vídeo, dia 23 de março, né, é o momento da gravação, ele geralmente sai um pouco depois, mas no momento da gravação eu tenho 500 novas visualizações dos vídeos a cada 30 dias, então é muito legal isso. No começo é uma coisa impensável de acontecer, mas esse é um ativo muito legal e só tende a crescer.

Eu acredito que vai crescer muito mais rápido agora, então é uma espécie de momento, quanto mais a gente faz, mais cresce. E se você tá aqui comigo, eu queria te fazer um último convite. O que acontece? No dia 02 de março ao dia 15 de maio, na verdade, 02 de maio, 02 de maio ao dia 15 de maio eu vou fazer, eu vou estar ministrando o 7º workshop da Fórmula de Lançamento, que é um workshop online, de aulas online, onde você pode participar, quando eu falo participar é participar mesmo.

E lá eu ensino como alavancar um negócio, a venda de produtos e serviços através da internet ou como começar um negócio online do absoluto zero, essa é a segunda aula. A primeira é sobre alavancagem, a segunda é sobre como começar um negócio do zero. É um lugar onde eu posso dar um pouco mais de conteúdo de uma forma mais estruturada. Eu tento fazer esses vídeos que eu publico, esses episódios que eu publico, dependendo de onde você tá vendo isso, um pouco mais digeríveis, um pouco menores, pra você, pras pessoas, em inglês chama, bite size, bite sizes, né, pras pessoas poderem consumir num curto espaço de tempo, mas esse workshop é uma coisa que você vai ter um pouco mais de detalhe, um pouco mais estruturado vão ter coisas práticas a se fazer você vai poder participar. No ano passado foram 75 mil pessoas que se cadastraram pra participar, empreendedores, pra participar desse workshop da Fórmula de Lançamento.

Até o momento da gravação desse vídeo 44 mil pessoas já se cadastraram agora no link que tá em algum lugar desse vídeo, no post, alguma coisa assim, pra participar da Fórmula de Lançamento. E uma vez que você se cadastra, você já tem uma tarefinha lá. No dia 02 de maio começam as aulas, você vai poder participar, eu reservo esse tempo pra responder os comentários, é meio louco que eu fico respondendo, vai ter minha carinha, às vezes as pessoas curtem, às vezes não curtem, cria-se uma comunidade. Você não precisa participar sozinho, enfim, pra você participar em algum lugar dessa página tem um link. Clica no link, vai pra uma página, se inscreve lá, demora 2 segundos, confirma o seu e-mail, faz a tarefinha, se você quiser ir pra esse próximo passo. E aí o que acontece? Você pode compartilhar isso com outras pessoas, basta você clicar no botão compartilhar, que tá em algum lugar dessa página.

Compartilha esse vídeo ou simplesmente vai no comentário e marca as pessoas que você quer tá nesse workshop junto. Esse workshop é gratuito, é online, é muito legal, forma-se essa comunidade e acontece poucas vezes no ano, no máximo duas vezes. Essa que vai acontecer, o próximo workshop é de 02 de maio a dia 15 de maio, ia ser legal se você tivesse lá. Então se você tiver a fim, cara, clica em algum lugar dessa página, se inscreve lá e eu te vejo no próximo episódio. .